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Pequenas atitudes podem contribuir para a construção de um mundo melhor.
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Em 2005, a Natura deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens com a venda de refis. Esta conquista, que não seria possível sem a sua participação, colaborou para diminuição do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente.
A produção de refis comparada à das embalagens regulares reduz o consumo de matéria prima no planeta e diminui o impacto ambiental.
Mas não é só quem produz que tem um papel nesta história. Quem consome também deve ter uma atitude consciente, evitando o desperdício e escolhendo materiais que podem ser reaproveitados.
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O uso de refil é um bom exemplo para se tornar um consumidor consciente. Além disso, esta é uma prática mais econômica pois geralmente os refis são mais baratos que as embalagem regular.
Três passos para fazer a diferença: Os 3 Rs
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ReduzirO refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.
ReutilizarO refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.
ReciclarO plástico usado no refil é reciclável e pode se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta.
Natura e o refil – Um passo pioneiro na conquista de um mundo melhor!
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1983 A Natura foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar produtos com refil. O 1˚ refil foi lançado em outubro de 1983, com a linha Somma.
1984 -Em 1984, o refil foi introduzido em três outras categorias de produtos: shampoos, desodorantes e sabonetes cremosos. Destaque para a linha Erva Doce.
1993 Transcorridos quase dez anos, a empresa saiu na frente ao desenvolver o primeiro refil para potes, na apresentação de Natura Chronos Gel Creme, em 1993.
2000 Lançada em 2000, a linha Natura Ekos já foi concebida com a grande parte de seus produtos também em versão refil.
2005 – Em 2005, já são mais de 90 produtos com refil em diversas linhas: Natura Chronos, Natura Criança (em 2008 passou a ser Naturé), Natura Ekos, Natura Erva Doce, Natura Homem, Natura Sève, Natura Interage, Natura Plants, Perfumaria Natura, Natura Tododia, Natura Mamãe e Bebê.
Medindo o Impacto Ambiental
O impacto ambiental de uma embalagem pode ser calculado através de uma metodologia chamada ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), que leva em conta todas as etapas do  processo produtivo – desde a extração de recursos naturais até a transformação, passando pela fabricação, uso e descarte final.
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A ACV auxilia no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, com menor impacto ambiental quando comparados com a embalagem regular:
Para saber mais, clique aqui
Fonte: Natura
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